Pages

20 junho 2012

Irai-vos e não pequeis?

Nenhum comentário:
 

Irai-vos, e não pequeis; não se 
ponha o sol sobre a vossa ira. 

Efésios 4:26





Afinal... Como identificar até onde vai a linha tênue que separa IRA de PECADO?

Segundo os parâmetros do Novo Testamento, a ira pode ser tanto boa quanto má, dependendo do motivo e do propósito.


Irai-vos e não pequeis. Talvez Paulo esteja sancionando a indignação e a ira justas contra o mal. Esse tipo de ira odeia a injustiça, a imoralidade, a iniquidade de qualquer pecado. Quando tal ira não é egoísta e é baseada no amor por Deus e pelos outros, não é só permitida, mas ordenada.  Jesus expressou essa ira justa:



E entrou Jesus no templo de Deus, e expulsou todos os que vendiam e compravam no templo, e derribou as mesas dos cambistas e as cadeiras dos que vendiam pombas. 
Mateus 21:12

E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. 
Marcos 3:5



Não se ponha o sol. Mesmo a ira justa pode se transformar em amargura; então, deve ser posta de lado até o final de cada dia. Caso a ira se prolongue, ela pode se tornar hostil e violar as instruções de Rm 12.17-21.



A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens.
Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.
Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.
Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.
Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. 
Romanos 12:17-21




CONSIDERAÇÕES SOBRE Ef 4.31-32
Esses versículos resumem as mudanças na vida cristã mencionadas nos vs. 17-31. Amargura reflete um sentimento latente. Cólera tem relação com a raiva, o aborrecimento de um momento. Ira  é uma hostilidade mais interior e profunda. Gritaria é a discórdia sem controle. Blasfêmias é a difamação. Malicia é o termo geral grego para mal, a raiz de todos os males.


Bíblia de Estudo MacArthur. Efésios 4:26

Nenhum comentário:

Postar um comentário